Pensar demais.



Eu sou uma pessoa que pensa muito sobre as coisas e isso me traz grandes problemas às vezes, porque geralmente quem pensa muito também pensa que sabe muito e é aí que me perco e muitas vezes, mesmo sem querer, passo a imagem de quem acha que é dona da razão.
Essa é uma característica que sei que tenho desde pequena, sempre tive facilidade em aprender as coisas e enquanto as outras crianças estavam pensando na solução da questão dada pela professora eu já tinha a solução e já tinha outras perguntas em cima daquela solução. É isso que quero dizer com “eu penso muito sobre as coisas”, eu nunca olho um só lado e analiso uma só possibilidade. Pelo contrário eu tento pensar no maior número de possibilidades possíveis e impossíveis, porque elas têm essas características e que resultados e problemas viriam com cada uma delas.
Isso congestiona muito minha mente e chega um ponto onde minha cabeça parece que vai explodir, sinto então uma tremenda necessidade de extravasar tudo isso, colocar para fora de alguma forma boa ao invés de descontar em pessoas que eu amo. E é por essa razão, principalmente, que resolvi ressucitar esse blog e voltar a escrever. Já estava passando dos limites.
Costumo ainda ter uma característica que alguns podem considerar totalmente insana: eu simulo todos os diálogos possíveis na minha mente antes de conversar com alguém sobre certo assunto. Sim, exatamente. Conhecendo o assunto e a pessoa eu simulo na minha mente quais são as possíveis respostas de tal pessoa e que argumentos eu poderia usar que geraria a resposta que eu espero. E tudo isso apenas no breve momento que caminho até a pessoa para conversar com ela.
Isso tudo é muito bom e tem bons resultados até o momento em que me perco na linha da razão e por simular as possíveis reações e os resultados delas muitas vezes eu interpreto mal o comportamento de alguém ou até me iludo com isso, enganando minha mente que a pessoa falaria e faria tal coisa antes mesmo de acontecer. Isso já trouxe sérias complicações.
O pior é que quando você tem uma pessoa que te ama e se importa com você há grande chance de causar danos irreparáveis. Porque mesmo não me tachando de certa a pessoa entende automaticamente isso quando eu descrevo o que ela está sentindo e porque ela fez tal coisa sem dar a chance da própria pessoa dizer isso. E então me sinto uma completa idiota e estúpida, porque ao invés de ajudar a pessoa com o que eu achei que seria bom (dizendo como ela se sente e o porque para que assim ela possa pensar melhor e mais calmamente no assunto ao invés de chegar ao desespero) eu atrapalhei totalmente e a pessoa agora pensa que eu estava tentando ser a certa da situação.
Mas pensando bem, com todos esses argumentos que eu dei nesse texto eu poderia também estar tentando ser a certa nesse exato momento, já que eu estou tentando justificar minhas ações de modo que no fim as pessoas entendam e realmente pareça que eu esteja certa. É por isso que eu me embolo e meus pensamentos parecem ser aqueles fones de ouvido que você joga na bolsa e quando você pega pra usar se tornam impossíveis de desembaraçar.
Certamente é uma coisa que eu tenho que pensar muito a respeito, ironia não?

2 comentários:

  1. oi Sylanne Chrystinne desculpe mas mesmo nao conhecendo voce nao me sinto a vontade pra dizer meu nome . eu li o que voce escreveu e me identifiquei com sua maneira de ser. eu tambem penso de mais sobre as coisas. alguns amigos me dizem que eu tenho que estar sempre com a razao e que nao aceito outra opiniao da verdade o que nao tem logica porque ate o que eles irao dizer eu ja levei em consideracao pra falar o que eu acho certo. nos ultimos tempos eu parei de tentar ajudar os amigos e o unico beneficiado das minhas opinioes tem sido eu mesmo , porque sou sozinho e acho que nunca vou conseguir ficar com alguem que suporte esse meu jeito que quase sempre eh estupido arrogante e egoista. como que vc faz pra que fiquem perto d vc , mesmo vc querendo dizer alguma coisa mas n pode porque provavelmentee nao valera a pena levar uma espressao contraria e ficar chateado depois?? ? nao sei mais o que fazer acho que tenho qe me acustumar com a ideia de ter que me aguentar sozinho. vc pode me dizer algo pra me ajudar??? porqe diferente dos meus amigos eu aceito a opiniao dos outros eprefiro que vc seja dona da verdade e me tire dessa logo

    ResponderExcluir
  2. Oiii "Fake Batista", ajudarei no que puder :)
    Olha eu acabo me deixando em segundo plano e pensando em primeiro lugar na outra pessoa, mesmo sabendo que estou certa ou que minha resposta e suposição estão certas eu tento não falar, pois o sentimento que eu tenho pela pessoa e a felicidade dela e nosso bem-estar é mais importante do que eu estar certa.
    Claro que não consigo fazer isso sempre, quando é uma característica forte sua vc tem que lutar, às vezes, para reprimir. Mas, no caso, no final valerá a pena.
    Não deixe de ajudar seus amigos, amigos que são amigos de verdade vão gostar de vc como é e se acham que vc pode melhorar vão te dar conselhos e às vezes puxar a orelha também. Ninguém é sozinho e ficará sozinho para sempre, a não ser que queira isso. Apenas se vc continuar sendo egoísta e beneficiando apenas a si mesmo que afastará as pessoas do seu lado, não seja pessimista ;)
    Espero ter ajudado em algo.
    Bjs e volte sempre ;*

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar :3